Brasil na 65ª posição na avaliação de estudantes entre 81 participantes…
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados nesta terça-feira (5), confirmaram o que…
Ver mais +
A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Secretaria de Saúde, reinaugurou a Farmácia Básica Municipal. O ato ocorreu na própria unidade, na tarde da segunda-feira, dia 30, com a presença do prefeito Rodrigo Battistella, do vice-prefeito, Toninho Pfeil; secretário de Saúde, Clóvis Schmitz; o diretor da pasta, Brayan Freitas; as vereadoras Andréia Margarete e Ieda Bilhalva, e a coordenadora da Atenção Básica e Assistência Social, Mariana Colombo.
Reforçando a prioridade na área da saúde, Battistella reafirmou que cuidar da vida das pessoas é uma meta da sua gestão. Sempre ofertando um serviço de qualidade, humanizado, com rápido acolhimento e encaminhamento. “Em uma cidade que constrói a maior infraestrutura na área da saúde pública da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Policlínica 24 horas, reinauguramos aqui um espaço ainda mais acolhedor, climatizado e organizado para todos(os) moradores(as) de Nova Santa Rita”.
O secretário da pasta destaca que a unidade é um importante serviço para a rede de saúde do município. “Aqui é feita a dispensação de medicamentos, dietas, fraldas geriátricas, além de todo o acompanhamento e acolhimento dos mais de 3.500 pacientes mensais”. Segundo Schmitz, no mesmo local está instalada a Farmácia do Estado, que faz a entrega de medicamentos especiais. “Tudo em um só lugar, para facilitar o acesso da comunidade, na Avenida Doutor Lourênço Záccaro, 1.193, com acesso pela lateral da Secretaria de Saúde”.
Atuam no local seis colaboradores no local, sendo um farmacêutico, uma técnica em farmácia e quatro atendentes. Conforme Brayan, em 2022, após o credenciamento ao Programa Estadual Farmácia Cuidar+ o serviço foi habilitado a receber o recurso. “Foram 100 mil reais em repasses para serem investidos na área. O montante foi aplicado na reforma do ambiente, aquisição de cinco novos computadores, uma câmara fria, um refrigerador, mobiliários, identificação visual do ambiente, equipamentos de informática, bolsas térmicas para os usuários”.
Agora, o ambiente conta com consultório farmacêutico. “Para dar uma melhor qualidade no acompanhamento de pacientes, principalmente os idosos, que possuem dificuldades no seguimento do tratamento prescrito, além dos pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, que recebem medicamentos da farmácia do Estado”. Fotos: Marcelo Possamai