Degustação de ceias de Natal e Ano Novo
Nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de dezembro, o Machry Armazém e Bistrô estará com…
Ver mais +
Do balcão do McDonald’s a diretor de empresa pioneira em desenvolver tecnologias e serviços para vendas on-line.
Edmilson Maleski é natural de Campinas (São Paulo), onde morou até seus 20 anos. Há 5 anos mudou-se para Canoas (Rio Grande do Sul). Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial, Financeiro e Controladoria, é sócio da web.art group, atuando na diretoria de relacionamento, CX e marketing.
Edmilson iniciou sua trajetória profissional ainda jovem. Seu primeiro emprego foi no McDonald’s, como atendente de lanchonete, onde teve a oportunidade de compreender como funcionava uma empresa. “Lá eu pude entender que tanto os processos, quanto a preparação das pessoas faziam toda a diferença na entrega final, compreendi como funcionava uma empresa e aprendi muito”, relata.
Segundo o empresário nos conta nesta entrevista, posteriormente, ele trabalhou por 13 anos em uma empresa na qual liderou pela primeira vez uma equipe de call center. “Eu tinha 19 anos e, foi na mesma época que minha filha nasceu”, revela. “Ao mesmo tempo que eu entendia que envolver as pessoas em um objetivo comum era importante, a minha trajetória como pai, também me impulsionou muito. Com a paternidade amadureci mais cedo, e aprendi a conciliar os papéis de executivo e de pai”, afirma.
Sua jornada no e-commerce teve início há aproximadamente dez anos. “Foi paixão à primeira vista pela dinâmica, com tomadas de decisões baseadas em dados e fatos. Nas experiências anteriores, o método era muito mais intuitivo”, relata. Conforme Edmilson, desde então, não saiu mais da área, passando por outras empresas e, há 2 anos, teve a oportunidade de tornar-se sócio da web.art group, “uma empresa pioneira em desenvolver tecnologias e serviços para vendas on-line, com foco em solução digital de alta performance”, destaca.
Com produtos de e-commerce para grandes e pequenos negócios, a web.art group nasceu em Birigüi (SP) e chegou ao Rio Grande do Sul, abrindo uma filial em Canoas no final de 2021, continuando em plena expansão. “Sou muito feliz e satisfeito por participar do crescimento da marca e seu posicionamento no mercado”, aponta. Edmilson revela, ainda, que sempre teve como meta fazer com que as empresas em que trabalhava pudessem contar com uma estrutura sólida e um crescimento perene e sustentável. “Acredito que o empreendedor tem essa vontade de fazer o negócio evoluir. Até então, eu estava empreendendo em negócios em que eu não tinha participação societária e, agora, estou nesta jornada”, relata.
O empresário confia em três estratégias para que as empresas alcancem o sucesso. “A primeira é acreditar no que está sendo ofertado. Se você não acreditar que pode fazer a diferença com seu produto ou serviço, são poucas as probabilidades de seu negócio continuar no mercado. A segunda dica que posso dar é: tenha pessoas que possuam o mesmo sonho que você. É difícil construir algo sozinho, pois o sucesso é de um time. E, por último, tudo o que é feito deve ser voltado para o cliente. Entender o seu público é fundamental para melhorar os processos. A satisfação do cliente é a chave para o sucesso. Conheço empreendedores com características diferentes, mas todos têm o mesmo desejo de desenvolver algo que faça a diferença para as pessoas. Não apenas para seus consumidores, mas também para seus colaboradores. Entendo que haja duas personas nessa jornada empreendedora: time e cliente”, reforça.
Segundo Edmilson, no mercado é necessário que haja uma adaptação às novas realidades, visto que o acesso à internet se intensificou e o relacionamento digital entre consumidores e marcas cresceu. Já estava em um inevitável crescimento, mas, com a pandemia, essa evolução potencializou-se. Olhando o panorama e a relação de consumo, o cliente tem cada vez mais poder, pois quando falamos em varejo, existem várias opções e oportunidades para comprar produtos de qualquer lugar do mundo, cabendo exclusivamente ao consumidor fazer suas escolhas. “A relação de consumo pelo contexto de acesso à informação deixa claro que os lojistas precisam se atualizar e agregar valor para o consumidor”, aponta.
Maleski reforça que, se você abrir uma empresa, vai precisar possuir vários conhecimentos: finanças, RH, comercial, marketing etc. É preciso olhar para a empresa como um ecossistema, não menosprezando nenhuma área em detrimento de outra, pois todas têm pesos semelhantes. Necessário lembrar, também, que vivemos num país com carga tributária alta, sendo indispensável trabalhar com profissionais que possam auxiliar também neste sentido. “Eu sempre tive o sonho de ter uma empresa, empreender e viver essa loucura. Se você quer empreender, faça isso. Mas que seja algo que você acredita, que pode acrescentar valor para as pessoas. Mudar a sua vida é consequência do que faz para as outras pessoas”, afirma.
Conforme o empresário, a web.art group triplicou o número de colaboradores em dois anos. “Somos uma empresa escalável. Então, para o futuro, a previsão é que devemos continuar crescendo. Nossa receita em 2022 está aumentando 60% mais do que no ano passado. Queremos seguir nesse ritmo, empregando mais pessoas e buscando parcerias. Quanto aos produtos, nosso objetivo é sempre aprimorar nossas soluções, prestando um serviço cada vez melhor a nossos clientes”, conclui.