Rede Plaza lança água termal aliando bem-estar, saúde e beleza da…
Novo produto da Rede Plaza, extraído de fonte em Caldas da Imperatriz, ganha lançamento nacionalmente na Festuris, em…
Ver mais +
Quem abriu o Google/Doodle nesta quarta-feira (08) se deparou com uma homenagem linda para a haitiana-americana Mama Cax, modelo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência. Ela desafiou os padrões de beleza da indústria da moda ao desfilar na passarela com sua prótese.
Nascida como Cacsmy Brutus no dia 20 de novembro de 1989, em Nova York, nos Estados Unidos, ela passou parte da vida no Haiti.
Aos 14 anos, foi diagnosticada com um câncer no pulmão e nos ossos.
A modelo precisou ser submetida a uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril, porém, durante a intervenção, sua perna direita teve que ser amputada.
A adaptação não foi fácil, visto que ficou deprimida e demorou a aceitar a prótese. Uma das aspirações de Mama foi que ela gostaria que o equipamento parecesse mais realista e fosse mais próximo de seu tom de pele.
Com o passar do tempo, Cax passou a manifestar seu estilo por meio de roupas, maquiagens e cabelos coloridos.
Ela também estilizou a prótese de perna com vários motivos artísticos.
A modelo chegou a completar uma maratona em Nova York com uma handbike (em que os pedais são movidos com as mãos).
Dona de uma beleza estonteante, “Cax percebeu que mulheres negras e com deficiência eram pouco representadas nas mídias sociais”, informa o Google.
Cax desfilou na Semana de Moda de Nova York. Infelizmente, nesse mesmo ano, o câncer da modelo se agravou e ela morreu aos 30 anos.