Fórum Nacional da Associação Brasileira das Escolas Náuticas (ABENAU), que será realizado em 25 de setembro, no São Paulo Expo, durante o maior evento náutico da América Latina, contará com representantes da Marinha, proprietários, diretores e instrutores de escolas de diferentes regiões do país. A programação discutirá padrões de treinamento, desafios do setor e sugestões para a atualização das NORMAM 211 e 212. As inscrições estão disponíveis neste link, com vagas limitadas para escolas não associadas.
Setembro, 2026. Os padrões de formação de condutores, a atualização das regras e os desafios para ampliar a segurança da navegação estarão no centro do Fórum Nacional da Associação Brasileira das Escolas Náuticas (ABENAU), marcado para 25 de setembro, durante o São Paulo Boat Show, no São Paulo Expo. Entre as presenças confirmadas estão o capitão de Mar e Guerra da Reserva Sergio Henrique Magliari da Costa Moura, gerente da Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC); o vice-almirante Marco Antônio Linhares Soares, comandante do 8º Distrito Naval; e o capitão de Mar e Guerra Leandro Gomes Mendes, capitão dos Portos de São Paulo. As inscrições estão disponíveis neste link. Para escolas não associadas à ABENAU, as vagas são limitadas.
O encontro será realizado das 10h às 16h, com intervalo entre os dois períodos e capacidade limitada a 60 participantes. Pela manhã, das 10h às 12h30, a programação será exclusiva para associados da ABENAU e reunirá proprietários, diretores e instrutores de Estabelecimentos de Treinamento Náutico (ETNs) e de Estabelecimentos de Aluguel de Motos Aquáticas (EAMAs). O debate abordará padrões de treinamento, procedimentos de instrução, compromissos das instituições filiadas e orientações para o próximo ano.
“O fórum é o espaço em que as escolas apresentam a realidade dos cursos náuticos em diferentes regiões do Brasil e discutem os padrões que devem orientar o treinamento. Hoje, a ABENAU reúne 80 escolas filiadas, e esse diálogo é importante para identificarmos as dificuldades dos estabelecimentos, ouvirmos instrutores e aperfeiçoarmos a formação dos amadores, sempre com foco na segurança da navegação e na salvaguarda da vida humana”, afirma Marcello Souza, presidente da Associação Brasileira das Escolas Náuticas.
No período da tarde, das 13h30 às 16h, a programação será aberta a escolas não associadas, mediante inscrição e conforme a disponibilidade de vagas. A abertura será conduzida pelo vice-almirante Marco Antônio Linhares Soares. Em seguida, o diálogo com a Diretoria de Portos e Costas permitirá que os participantes apresentem necessidades, pontos de vista e sugestões para a revisão das NORMAM 211 e 212. As normas tratam, respectivamente, das embarcações empregadas em atividades de esporte e recreio e do credenciamento de entidades náuticas. Também serão discutidos o atendimento prestado pela Marinha aos estabelecimentos e os desafios enfrentados por quem prepara novos condutores de embarcações e motos aquáticas.
“Além de apresentar barcos, motores e novas tecnologias náuticas, o São Paulo Boat Show abre espaço para discussões que interferem diretamente no desenvolvimento do setor. A formação adequada dos condutores, a qualificação dos profissionais e o cumprimento das normas são fundamentais para que mais pessoas ingressem na náutica com responsabilidade e segurança”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
O Fórum Nacional da ABENAU integra a programação da 29ª edição do São Paulo Boat Show, que ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo. O maior evento náutico da América Latina já tem mais de 160 embarcações confirmadas e reunirá estaleiros, fabricantes de motores, equipamentos, acessórios e empresas de serviços ligados à navegação. Os ingressos para visitar o evento e participar da programação estão disponíveis em https://saopauloboatshow.com.
SERVIÇO
O que: São Paulo Boat Show 2026
Quando: de 24 a 29 de setembro
Onde: São Paulo Expo — Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo
Horários: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último, encerramento às 21h
Mais informações e ingressos: https://saopauloboatshow.com.
Cobertura completa: www.nautica.com.br
Confira o calendário dos Boat Shows no Brasil em 2026:
Salvador Boat Show: 05/11 a 08/11
Salão de Usados Náutica: 19/11 a 22/11
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é referência em inovação, infraestrutura, sustentabilidade, eventos e comunicação no setor náutico brasileiro. O ecossistema do grupo reúne a Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta em conteúdo especializado; o Boat Show, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Angra dos Reis; a Metalu, maior fabricante mundial de píeres e passarelas em alumínio; a SF Marina, líder global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas e portos; e a JAQ Apoio Marítimo, dedicada a projetos inovadores, pesquisas e sustentabilidade. O Grupo Náutica também desenvolve iniciativas de impacto socioambiental que integram educação, cidadania e preservação, como “Só Jogue na Água o que Peixe Pode Comer”, criada por Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que promove a revalorização das vias aquáticas urbanas. Além disso, é responsável pelos principais Guias de Turismo Náutico do país, referência para navegadores, turistas e gestores públicos.
Mais informações: https://gruponautica.com.br/







