Vinhos gaúchos ganham destaque na edição especial do Chef’s Table

Edição histórica de dez anos do Chef’s Table aposta no desempenho de rótulos premiados da Serra do Sudeste gaúcha

Chef’s Table chega à sua décima edição consolidado como uma das experiências gastronômicas mais exclusivas do calendário gaúcho. Para o público que acompanha o projeto, a expectativa em torno da carta de vinhos é tão central quanto os menus assinados por chefs premiados. Na temporada que celebra uma década, a partir do dia 28 de maio, essa curadoria ganha um novo componente visual que acompanha a identidade artística do evento.

A estética desta edição é marcada pela monotipia — técnica de gravura que produz uma única impressão, tornando cada obra irrepetível. Essa busca pelo único se estende ao serviço de vinhos: rótulos brasileiros selecionados para o projeto, como o Lírica Rosé Brut e o Alvarinho Barricado, ambos da Vinícola Hermann, são apresentados em garrafas com pintura manual. Assim como na monotipia, cada garrafa na mesa é uma peça exclusiva, conectando o trabalho do enólogo à proposta visual da temporada.

Sommelier ofcial do Chef´s Table, Francinne Tacca destaca que a maturidade do vinho nacional hoje permite que ele ocupe o mesmo patamar de sofisticação dos menus internacionais. “O vinho brasileiro de pequena escala, como o que é feito na Vinícola Hermann, atingiu um nível de detalhamento muito alto. Na mesa, esses rótulos sustentam o ritmo de um menu degustação complexo, entregando a mesma precisão que o público espera dos grandes vinhos europeus que também compõem a nossa adega”, explica.

Da Serra do Sudeste gaúcho ao Velho Mundo

A carta desta edição especial foi desenhada para cobrir diferentes perfis de solo e métodos de vinificação. O mapa percorre regiões que são referência em tipicidade:

  • Espumantes: O Lírica Rosé Brut (Pinheiro Machado, Brasil), feito pelo método tradicional com longo contato com leveduras, e o Champagne Barnaut Blanc de Noirs Grand Cru (Champagne, França).
  • Brancos: A mineralidade do Riesling do Mosel (Alemanha) e do Loureiro Muros Antigos (Vinhos Verdes, Portugal), ao lado de vinhos com mais volume de boca, como o Alvarinho Barricado (Pinheiro Machado, Brasil), o Chablis Vieilles Vignes (Borgonha, França) e o Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes (Borgonha, França).
  • Tintos: Rótulos de longa maturação, incluindo o Barolo (Piemonte, Itália), o Pomerol (Bordeaux, França) e o Brunello di Montalcino (Toscana, Itália) — que estagia cinco anos antes do lançamento. A lista conta ainda com o Hermann Blend (Pinheiro Machado, Brasil) e opções como o Côtes du Rhône de Brunel (Rhône, França) e o Petite Classique (Paarl, África do Sul).

Rótulos gaúchos premiados

Os rótulos brasileiros selecionados trazem pontuações expressivas e processos de elaboração específicos:

  • Lírica Rosé Brut (91 pontos Adega): Segunda fermentação na própria garrafa e autólise prolongada, o que resulta em textura cremosa e notas de brioche.
  • Alvarinho Barricado – Estação Outono (91 pontos Adega / 90 Descorchados): Passa 12 meses em maturação (60% em barricas de carvalho francês e 40% em inox), equilibrando a vivacidade da casta com a estrutura da madeira.
  • Hermann Blend Tinto (90 pontos Adega): Corte de Touriga Nacional, Tempranillo e Merlot. Cada variedade é vinificada separadamente antes do corte final, com estágio de um ano em carvalho francês e americano.

PROGRAMAÇÃO DOS CHEF´S

A partir do dia 28 de maio, o Chef´s Table realizará nove jantares exclusivos – caracterizando a edição especial – tradicionalmente no Shopping Iguatemi. A recepção  do público ocorre sempre às 19h30, enquanto o jantar tem início marcado para às 20h30. O cronograma foi dividido por especialidades técnicas:

  • 28 e 29 de Maio | Chef Felipe Duarte (São Paulo, SP)
  • 30 de maio | Kampeki Gyotaku (Porto Alegre, RS)
  • 04 e 05 de Junho | Chef Luciana Lopes (Montevideo, Uruguai)
  • 09 e 10 de Junho | Chef Albert Diaz (Miami, EUA)
  • 11 e 12 de Junho | Lucas Cinti (Porto Alegre, RS)

SOBRE O CHEF´S TABLE 

O termo chef’s table é utilizado internacionalmente para definir uma experiência gastronômica em que um grupo reduzido de pessoas acompanha de perto o trabalho do chef e prova um menu criado fora do circuito regular do restaurante, geralmente servido pelo próprio cozinheiro.

Criado em 2016, o projeto parte desse mesmo princípio: jantares em formato intimista, com cozinha aberta, interação direta e menus exclusivos a cada edição. Ao longo de dez anos, a iniciativa já reuniu mais de 50 chefs e recebeu mais de 5 mil pessoas por temporada.


SERVIÇO | CHEF’S TABLE 10 ANOS

Datas: 28 de maio a 12 de junho de 2026

Local: Shopping Iguatemi Porto Alegre, 2º piso

Horário: Recepção às 19h30h e início dos jantares às 20h30

Jantares: site oficial

@chefstablebrasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *