Mara Cakes e João Rodrigues abrem a ChocolaTCHÊ com palestras sobre…
A segunda edição da Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do RS ocorre no Centro de Eventos do…
Ver mais +
Assim como outros meses que receberam associação de uma cor, a finalidade do setembro amarelo é para conscientização da prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio. Triste, né?! Para mudar essa realidade a prevenção é a melhor alternativa. Cuidar da saúde emocional nunca foi tão importante quanto em tempos de pandemia.
Mas por que amarelo? A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história do jovem americano, Maike Emme. Em 1994, aos 17 anos, ele tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Durante o funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas que continham mensagens de apoio e otimismo para pessoas que estivessem enfrentando momentos difíceis.
Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria a depressão é a doença associada na grande maioria dos casos de suicídio. Assim sendo, cabe aos familiares e pessoas próximas estarem sempre atentos a qualquer sinal, qualquer mudança de comportamento, isolamento e principalmente, recusa de convívio social. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, pode ligar para o 188. Esse é o número do Centro de Valorização da Vida – CVV. A ligação é gratuita em todo território nacional e um voluntário vai lhe dar orientações.