Grupo Flex concorre à premiação no RD Summit em São Paulo
O Grupo Flex participa neste mês do RD Summit, um dos maiores eventos de vendas, marketing e e-commerce da América Latina.…
Ver mais +
O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica algumas questões bastante discutidas quando o assunto é cerveja e a estação mais quente do ano.
A estação mais quente do ano chegou, e muitos aproveitam para se refrescar de diferentes formas. Durante o verão, a cerveja costuma ser vista com frequência nas mãos dos brasileiros. Porém, como o sol nesse período está mais forte do que nunca, muitos costumam ter dúvidas sobre a maneira correta de armazenar as bebidas ou então qual é o estilo mais indicado para saborear no verão. Para ajudar quem costuma ter dúvidas, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista algumas dicas para evitar imprevistos na hora de saborear sua cerveja favorita, confira:
– Existe um estilo de cerveja ideal para ser consumido no verão?
Na verdade, a cerveja ideal é aquela que o consumidor aprecia, mas existem alguns estilos que combinam mais com o verão, como as American Pale Ale. Também conhecida como APA, é uma cerveja puro malte bem peculiar. Tem uma cor âmbar que brilha os olhos – resultado da combinação entre o malte de cevada e os lúpulos cítricos e florais norte-americanos – e é bem macia no paladar. Por conta disso, ela é excelente para quem está iniciando a travessia para as cervejas mais amargas.
– Existe algum truque para gelar mais rápido?
Um método simples e eficiente é colocar em um recipiente bastante gelo junto com as cervejas de deixar por cerca de 10 ou 15 minutos.
– Como deixar a cerveja gelada por mais tempo?
Os amantes cervejeiros sempre costumam discutir essa questão e muitas pessoas acabam criando alguns métodos na tentativa de manter a bebida gelada por várias horas, porém, não existe de fato uma fórmula certa que faz com que ela fique gelada por horas. Alguns truques ajudam como usar as famosas canecas com asas, pois elas evitam que a mão fique em contato com o copo. Suportes de isopor também contribuem para deixá-las geladas por mais tempo, principalmente em um local como a praia.
– Qual é a temperatura ideal da cerveja no verão?
O mais indicado é que elas não estejam muito geladas, entre 2º a 4ºC é o ideal, já que as cervejas mais indicadas para o verão são aquelas feitas para refrescar e com sabor mais leve.
– Colocá-las no congelador é melhor para gelar?
Essa questão é clássica e muita gente tem o hábito de colocar as cervejas no congelador com o objetivo de deixá-las geladas sem ter que esperar muito. O ideal é que elas fiquem na geladeira, já que deixando-as no freezer até o sabor pode ser comprometido.
Sobre a Ashby – Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.