Pub da capital comemora dois anos e lança cerveja de marca…
Sixteen Station comemora dois anos com intensa programação e lança seu primeiro produto de marca própria, uma cerveja pilsen…
Ver mais +
Part I e II da abertura acontecem nos dias 07 e 09 de novembro. Artista também apresentará a exposição “Arquivo Brächer: fotografias em processos históricos”, com curadoria de Letícia Lau
A artista Andréa Brächer realiza Open Studio com seleção especial de seu acervo e apresenta a exposição “Arquivo Brächer: fotografias em processos históricos”, que tem a curadoria de Letícia Lau. Com destaque para uma série de trabalhos recentes em fotografia, a apresentação revela a exploração poética do onírico, do imaginário e da memória. A parte I e II da abertura acontecem no dia 07 de novembro, das 19h às 21h e no dia 09 de novembro, das 11h às 14h.
A exposição terá obras das séries Ygapó (2023), (Des) encantada (2023), Querida Erna (2022) e Ficções de um Jardim (2019). Também haverá vídeos da artista das mesmas exposições. As obras expostas, realizadas em técnicas tradicionais como cianotipia, marrom Van Dyck e photogenic drawing, dialogam com paisagens naturais e florestas simbólicas, mergulhando no sonho e transitando entre o resgate da memória e sua criação. Algumas dessas imagens já foram exibidas em importantes instituições culturais no Brasil e, agora, estão reunidas para visitação no evento em Porto Alegre.
Muitas foram as inspirações, desde poemas a contos de fadas, uma vivência fotográfica no Pará e a convivência com arquivos fotográficos comprados em leilão. “Meu trabalho tem duas vertentes, uma com os processos históricos e alternativos da fotografia, outra, com arquivos fotográficos. Meu trabalho de base fotográfica procura refletir sobre o universo onírico, por vezes, fantasmático, de fabulações, invenções e de sonhos, e mais recentemente, com questões da memória familiar a partir de arquivos fotográficos”, explica a artista.
O Studio Andréa Brächer também oferece a oportunidade de visitação mediante agendamento, através do contato (51) 99371-4845, com Paula Ximenes Londero, além de disponibilizar as obras para aquisição e pesquisas, permitindo uma imersão completa no universo criativo da artista. Durante o evento Open Studio todas as obras estarão à venda, a preços exclusivos.
Sobre a artista
Andréa Brächer é artista, pesquisadora e docente no Instituto de Artes/UFRGS; especializou-se na área dos Processos Fotográficos Históricos e práticas híbridas digitais. Indicada três vezes ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, premiada para o Salão de Arte Latino-americano do Museu de Arte de Santa Maria e selecionada para o 23° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2022) e para o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2004). Fundadora e coordenadora do Grupo Lumen/UFRGS (2016). Participou de exposições individuais, destaque para Ygapó – Floresta de Águas (Centro Cultural Ordovás, Espaço Cultural do Banco da Amazônia, UFCSPA, 2023), Aragem Ramagem (Espaço Cultural Correios SP e RJ, 2023), Querida Erna (MAB 2022), Ficções de um Jardim: fotografia e literatura (MARGS, MAB, MARCO, 2019); participou de exposições coletivas em galerias e museus brasileiros e estrangeiros. Têm obras em acervos públicos e privados.
Site: www.andreabracher.com.br
Instagram: @andreabracher
SERVIÇO
Open Studio Andréa Brächer
Data: 07 de novembro, das 19h às 21h
09 de novembro, das 11h às 14h
Endereço: Rua 24 de outubro, 1681, sala 909 – Auxiliadora